sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Claro: Conexão dos dados em pacote indisponível

Espero que esteja tudo bem com vocês.

O assunto de hoje eu estava evitando postar, pois acredito que este espaço não deveria conter reclamações, porém a Claro não me dá outra opção.

Meu Nokia N95 foi comprado na Claro no início deste ano com o plano 3G (já que eu era funcionário desta operadora). Após minha saída da Claro não vi necessidade de manter o plano 3G, tendo em vista o uso deste celular seria apenas particular (minha atual empresa disponibilizou outro celular para uso profissional), ou seja, quero manter meu número de 12 anos e aproveitar as facilidades deste excelente smartphone. Para tanto o acesso a internet é essencial. Busquei um plano de baixo custo com acesso a internet via GPRS-EDGE e também realizar eventuais ligações, escolhi o Plano Controle e recebi uma baita dor de cabeça.

Há dois meses venho reclamando a indisponibilidade de acesso à internet com a Claro que alega ser problema no aparelho. Enviei o mesmo à Nokia que informou não haver problema, mesmo assim foi atualizado o software (firmware) do meu N95 e nada. A mesma mensagem aparece: “Conexão dos dados em pacote indisponível”.

Voltei a ligar para a Nokia que me solicitou para fazer um último teste: ir a uma loja Claro e solicitar que coloque um chip habilitado em algum plano que não seja 3G e testar. Aí a verdade veio a tona. O funcionário da Claro me informou que o meu aparelho e qualquer outro 3G não funciona com GPRS-EDGE e que ele não sabia explicar o motivo.

Eu já estava desconfiado que o problema era mesmo na Claro (conhecendo a empresa por dentro), mas a partir deste dia, passei a pesquisar na internet e descobri vários blogs e fóruns com relatos de clientes da Claro com este tipo de aparelho e sem acesso ao GPRS. E mais, descobri que a Claro começou a bloquear o acesso à internet de aparelhos 3G habilitados em outros planos a partir de certa época, dependendo da região.

Minha resposta foi imediata liguei a última vez para Claro e reclamei, agora com mais argumentos e obviamente sem ser atendido. A resposta foi “Não podemos fazer nada”, peguei o protocolo e liguei para Anatel (0800 33 2001) e abri reclamação. Prazo para resolução cinco dias úteis. Passados os cinco dias, nenhuma resolução, retornei para a Anatel que deu prazo de 24 horas. Nenhum contato da Claro. Mais uma vez na Anatel e ainda estou aguardando.

Próximos passos será ir ao Procom e abrir reclamação lá também e aguardar até março de 2009, quando a portabilidade chega a São Paulo e dar adeus à Claro. Não vou perder meu número que tenho há 12 anos.

Chega de chateação.

Bom final de semana.

NOTA: Veja neste link a solução deste caso.

2 comentários:

Guilherme Masi disse...

ei amigo está acontecendo o mesmo comigo comprei um celular da Nokia 5530 desbloqueado e tenho chip da claro e está dando o mesmo erro o jeito é ir na vivo e pedir ajuda se eles resolverem mudo de operadora, compei com Wi-Fi e não tive acesso a internet nenhuma !

Blog do Mário disse...

Caro Guilherme, creio que seu problema seja configuração da conexão no aparelho, já que a Claro resolveu este problema há tempos. Outra coisa, o problema relatada era com aparelhos 3G e o 5530 é GSM. Você me disse que está tendo problema também com o wi-fi, o que pode ser problema no aparelho. Experimente carregar as configurações da Claro através do menu Claro.